Saúde em foco: Como prevenir a transmissão da COVID-19 no ambiente de trabalho

Para evitar o contágio da Covid-19 no ambiente de trabalho, a primeira dica seria adotar o trabalho home office,  porém, sabemos que nem todas as empresas podem trabalhar dessa forma. O comércio ou da indústria, por exemplo, estão operando com os funcionários de forma presencial, mesmo que com atendimento reduzido.

Por isso é importante que você oriente a aumentar os cuidados e proteção dos seus colaboradores e nossa lista pode te ajudar com isso, vamos a elas: 

1- Sugira o trabalho por turnos ou escalas 

Esta atitude evita que todos os funcionários permaneçam na empresa ao mesmo tempo, o que tornaria difícil o distanciamento de no mínimo 2 metros sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

2- Oriente sobre o uso de máscaras 

O ideal é que se dê preferência ao uso da máscara de tecido de algodão, pois podem ser higienizadas e reutilizadas. Mas, caso seu cliente possa disponibilizar máscaras descartáveis, é ideal que ele oriente seus colaboradores sobre o uso de forma correta: 

3- Oriente sobre a higienização do local de trabalho 

Objetos como mesas, telefones, teclados, maçanetas e, até mesmo o botão do elevador e do ponto eletrônico, podem ser um meio de contaminação pelo vírus. 

Por isso é importante que você oriente seu cliente a manter o local de trabalho limpo e higienizado, assim como a superfície dos móveis, ferramentas e utensílios. Essa limpeza deve ser feita regularmente com um pano limpo e água sanitária. 

4- Informe sobre a boa higiene pessoal 

Oriente seu cliente sobre a boa higienização respiratória no local de trabalho como cobrir sempre com um lenço descartável, o nariz e boca ao tossir e espirrar.

É importante informar aos colaboradores que o uso do álcool gel 70% é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão. 

5- Troque a reunião presencial pela videoconferência

Se costumava receber pessoas de fora para reuniões, neste momento, é importante conduzir essa necessidade por meios online.

6- Oriente sobre a comunicação e conscientização 

É importante orientar seus colaboradores com informações corretas fundamentadas por sites oficiais de saúde.  

7- Atenção aos sintomas 

Mesmo seguindo as orientações, pode ser que um colaborador venha a ser contaminado, então é muito importante ficar atento aos sintomas: 

Sintomas semelhantes a gripe: Os sinais e sintomas clínicos do coronavírus são principalmente respiratórios e poder ser facilmente confundido com uma gripe ou resfriado comum.  

Febre, tosse e dificuldade para respirar: Os sintomas mais importantes são febre (temperatura acima de 37,8 °C), tosse e dificuldade para respirar 

Outros sintomas também podem estar presentes: Outros sintomas presentes podem ser congestão nasal, espirros, dor de garganta, dor de cabeça, mal estar e dor no corpo. 

Maior risco de complicação pulmonar: Nos casos mais graves, que geralmente acomete pacientes mais idosos (acima de 60 anos) ou com doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer, também pode ocorrer infecção do trato respiratório inferior e pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal. 

Diante da apresentação de qualquer sintoma, por mínima que seja, encaminhe o colaborador diretamente para um centro médico ou, caso informado por mensagem ou ligação, indique a ele essa ação. 

Então é isso

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho. No mais, continue se cuidando: evite sair de casa sem necessidade, não faça festas ou encontros presenciais, use a máscara se precisar sair e lave as mãos constantemente.

Fonte: https://bit.ly/3tLBdmO

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