O plano nacional, formulado pelo Ministério da Saúde, dá conta de que a vacinação iniciará de maneira simultânea em todo o País a partir de quarta-feira, 20 de janeiro. Ainda assim, uma dúvida permanece no ar: quem serão os primeiros a serem vacinados?⠀
1ª Fase
Profissionais da saúde que estão atuando no combate ao novo coronavírus serão vacinados nos próprios locais de trabalho. Aqueles que não estão na linha de frente vão ter a vacina agendada para centros de vacinação. Em Fortaleza, a Arena Castelão, o Centro de Eventos, o Estádio Presidente Vargas e o Ginásio Paulo Sarasate serão alguns dos locais onde haverá imunização.
Idosos a partir de 75 anos, também no grupo prioritário, receberão as duas doses da vacina em casa.
Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizados, e cuidadores que trabalham em instituições, além da população indígena que vive em terras demarcadas, também estão incluídos na primeira fase da vacinação. Ela acontecerá nos locais onde tais populações vivem.
2ª fase
A segunda fase do plano de vacinação no Ceará está destinada a pessoas de 60 a 74 anos. O atendimento ocorrerá nos centros de vacinação.
3ª fase
Será destinada a pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, tais como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, dentre outras, também ocorrendo nos centros de vacinação.
4ª fase
A 4ª fase do plano de vacinação está destinada a trabalhadores da educação; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; pessoas com deficiência permanente severa; pessoas em situação de rua; transportadores rodoviários de carga e trabalhadores de transporte coletivo.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a previsão é de a vacinação começar na quarta-feira, 20, às 10 horas, dentro do Plano Nacional de Imunização. O País tem até o momento 6 milhões de doses.⠀
Fonte: G1