O trabalho remoto voltou? Dicas para melhorar a experiência home office da sua equipe

O trabalho remoto tem se consolidado como uma solução rentável tanto para as organizações quanto para os colaboradores. Enquanto a empresa economiza com aluguel, manutenção do escritório e outras despesas correntes, o colaborador evita o estresse diário do deslocamento com trânsito e aglomeração nos grandes centros.

A pandemia do novo coronavírus virou o mundo de ponta-cabeça, trazendo muita dor e tristeza, mas, também, aprendizados. O mundo corporativo começou a ver que é possível prestar serviços com a mesma qualidade (ou até superior) estando em home office.

Como funciona o trabalho remoto?

Por mais que o trabalho remoto não seja nenhuma novidade, acabou pegando todo mundo de surpresa. Ninguém estava preparado para o que aconteceu em 2020 e 2021, principalmente quem tem trabalhos mais, digamos, tradicionais. 

Como o próprio nome diz, trabalho remoto é aquele realizado à distância. Isso significa que não precisa ser necessariamente de casa, mas de um hotel, de um espaço de coworking ou até mesmo em outro estado ou país.  

Embora seja um modelo que tenha vindo para ficar, nem tudo são flores. O teletrabalho traz grandes desafios, principalmente no que diz respeito ao bom desempenho dos colaboradores.

Existem vários fatores que impactam diretamente a produtividade das equipes. Entre os principais estão a falta de convivência diária com os colegas, a desmotivação por parte da empresa e gestores, ambiente inadequado de trabalho, equipamentos de TI defasados e softwares incompatíveis para a realização de trabalho remoto.

Diante das adversidades provenientes da pandemia e, consequentemente, do trabalho remoto, relacionamos algumas dicas para melhorar a experiência home office da sua equipe.  Confira:

Aposte na ergonomia

Quando estamos no escritório, toda a parte ergonômica é pensada de forma a dar mais conforto ao funcionário e, assim, evitar lesões que geram afastamento do trabalho. 

No home office, a questão ergonômica acaba sendo negligenciada e o funcionário trabalha com o que possui em casa, sendo um fator desmotivante para quem precisa lidar com o desconforto diariamente.

Por isso, é interessante preparar o seu espaço de trabalho, para que fique confortável e agradável e tenha concentração.

Reforce a comunicação

O trabalho a distância pode dificultar o relacionamento entre equipe e gestor e até mesmo entre os próprios colegas. Para evitar estresse, falta de motivação e informações distorcidas, é importante que a empresa crie estratégias que fortaleçam a comunicação entre eles.

Dessa maneira, é fundamental o investimento em ferramentas interativas que ajudam a estreitar relacionamento entre as pessoas, como é o caso do Google Meet e do Microsoft Teams.

Incentive a prática de exercícios físicos

Garantir o bem estar e a saúde mental dos funcionários também é papel das empresas, sempre lideradas pelo gestor de RH. Mais que trabalhar, entregar resultados e cumprir as metas, as equipes precisam estar com a saúde psíquica e física em dia, até mesmo para suportar as pressões que se acumulam.

Além da ginástica laboral, que pode ser estimulada por meio de vídeos corporativos, é fundamental que a área de RH desenvolva programas que promovam a atividade física fora do horário de trabalho. Nesse caso, é possível fazer parcerias e convênios com academias, clubes, pilates e escolas de dança e futebol.

Disponibilize os melhores hardware e softwares

Para muitos, o trabalho remoto já é sinônimo de desafio, e, quando as ferramentas disponibilizadas não funcionam, a ansiedade toma conta. Afinal, todo o trabalho pode ficar empacado porque os programas não funcionam adequadamente.

Para as empresas que adotaram o home office é essencial manter os softwares atualizados e trocar os notebooks dos colaboradores a cada dois anos. Considere investir, também, em aplicações para videoconferência, chat, programas online, armazenamento em nuvem e sistemas de proteção de dados, como firewall e antivírus.

A disponibilização de hardware e softwares talvez seja a parte mais complicada para o trabalho a distância, mas é de suma importância. Isso porque a compra de máquinas e programas depende de uma análise técnica criteriosa e, muitas vezes, a empresa não tem um profissional específico para dar insights sobre esse assunto.

Se a questão tecnológica for uma pedra no seu sapato, fique tranquilo, pois esse problema tem solução: Com a evolução do modelo de trabalho remoto, boa parte das organizações estão optando por empresas que possam ajudar nesse quesito.

A Levontec, por exemplo é pioneira em software para gestão de cartórios  e ela fornece todo aparato necessário para que a experiência do seu colaborador seja sempre satisfatória.

Os especialistas da Levontec estão capacitados a fazer o diagnóstico da sua empresa, avaliar os recursos necessários, implantar o software, realizar suporte remoto, entre muitas outras funções.

Entre em contato com a Levontec e conheça as soluções que vão ajudar:

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Você também pode entrar em contato através do nosso site no formulário e por e-mail:⠀⠀ contato@levontec.com.br

Fonte: Blog 4infra

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