Você já pode ter lido ou ouvido que as novas variantes do vírus da Covid-19 é entre 50 e 74% mais contagiosa, de acordo com os pesquisadores britânicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas estão se espalhando rapidamente por todo o mundo. A britânica já está em 80 países, a sul-africana circula em 41 países e a brasileira foi identificada em 10.
O que é uma mutação?
É uma mudança que ocorre de forma aleatória no material genético. Essas alterações ocorrem com frequência e não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível.
Como se chamam e onde surgiram as novas variantes do novo coronavírus?
A variante chamada de B.1.1.7 surgiu no Reino Unido. Na África do Sul, a variante encontrada é a 501Y.V2. Essa nova variante parece ser transmitida mais rapidamente do que as cepas mais antigas, dizem os pesquisadores que a identificaram na África do Sul. A P.1. é a variante brasileira. A análise em laboratório mostrou um padrão de mutações compatível com a variante do vírus SARS-CoV-2 encontrada no Amazonas.
A mutação do novo coronavírus deixou ele mais transmissível?
Sim. As novas variantes parecem ser mais contagiosas. Estudo médico divulgado no final de dezembro aponta que a nova versão do Reino Unido é entre 50% a 74% mais contagiosa.
Pesquisadores também acreditam que as variantes da África do Sul e do Brasil são mais contagiosas, já que a mutação se expandiu rapidamente. Por isso, é importante manter as medidas de isolamento, usar máscara e manter a constante higienização das mãos.
Para prevenir o contágio das novas variantes Covid-19 siga esses cuidados:
-Use máscara sempre, ao sair e em lugares públicos.
-Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
-Mantenha o distanciamento social.
-Evite cumprimentos como abraços e apertos de mãos.
-Evite aglomerações.
-Se puder, fique em casa
Fonte: G1 e Ministério da Saúde