Liderança de sucesso: principais valores a serem aplicados

A liderança pode ser definida pela capacidade de gerir e influenciar um grupo de pessoas. Para isso, o líder deve ter habilidades e qualidades para motivar os seus colaboradores e fazê-los se engajar nos objetivos daquela organização. De fato, líderes de sucesso possuem perfis muito variados e podem ser mais amorosos, mais democráticos ou, até mesmo, mais impositivos. Por isso, não existe uma receita pronta e nem uma regra fixa que determina o estilo perfeito para uma boa gestão.

Ao contrário, a liderança é uma virtude a ser conquistada, mas, também, permanentemente construída a partir de reflexões e autocríticas constantes. Nesse ponto, o conhecimento de si e, inclusive, da equipe comandada é um aspecto fundamental.

Elencamos a seguir alguns valores essenciais para construir lideranças de sucesso:

1. Foco na atuação da equipe

Quando os membros de um time não sabem claramente o que devem fazer ou qual a importância da sua atuação, isso afeta a produtividade e causa o desalinhamento com os objetivos da empresa.

No âmbito pessoal, os colaboradores que não encontram oportunidades de desenvolvimento ou não são reconhecidos, podem se sentir desestimulados com o passar do tempo. Por isso, ao fazer com que seus colaboradores tenham papéis bem definidos, fica mais fácil ter uma equipe automotivada.

2. Esclarecimento de metas

Uma das melhores maneiras de manter a equipe empenhada e definir o que é realmente relevante para o crescimento do seu negócio é esclarecer as metas com regularidade. Para que todos saibam o que devem fazer e tenham um compromisso mútuo para atingi-las.

3. Reconhecimento eficaz

Líderes não devem apenas comandar. Também é preciso saber ouvir e identificar quem são os talentos do grupo e o valor que eles trazem para o negócio.

O reconhecimento é o principal estimulante para a motivação. É importante que o líder valorize e, principalmente reconheça publicamente, o trabalho e os comportamentos individuais que trazem benefícios ao coletivo.

Tudo isso pode ser feito por meio de atitudes simples, como:

-Escutar as necessidades e aspirações dos colaboradores;

-Criar um plano de carreira que permita o seu desenvolvimento individual dentro da empresa;

-Promover um programa de job rotation, que consiste em dar ao colaborador a chance conhecer outros setores e atividades da empresa;

-Oferecer oportunidades de capacitação profissional;

Criar um programa de benefícios de acordo a realidade e cultura da organização.

4. Ações rápidas e adequadas

A liderança deve ter a capacidade de tomar decisões rápidas e estratégicas, como parte do plano de ação para desenvolvimento e na solução de problemas. Antes de tomar uma decisão, pense nela como um processo composto por três etapas: coleta de fatos e dados, identificação de linhas de ações viáveis e, finalmente, escolha.

5. Capacidade de influenciar pessoas

É muito comum confundir “liderança em TI” com “gerência em TI”. Liderar não está relacionado apenas a cuidar de pessoas ou comandar o seu trabalho, mas influenciá-las — em prol de uma meta, de um ideal, de um resultado.

6. Inovação

Promover uma liderança que incentive os colaboradores a pensarem “fora da caixa” pode aumentar a produtividade interna, diminuir os custos, melhorar a oferta de produtos e serviços diferenciais e ajudar a prever o que será tendência no futuro.

Por fim, um líder bem-sucedido consegue diferenciar o que é melhor para si do que é melhor para o seu trabalho e adaptar o que aprende à realidade do negócio.

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