Os filmes são uma ótima maneira de ver as habilidades de inteligência emocional em ação, demonstrando comportamentos que você pode querer imitar ou evitar. Observar relações e conflitos e analisar as emoções é uma das dicas dos autores para quem quer melhorar seu nível de inteligência emocional no trabalho e na vida pessoal.
Que tal duas boas indicações de filmes que vão te inspirar e dar aquele estímulo repleto de conhecimento?💡⠀
⠀
🎬 Poder além da vida (2006)
O filme conta a história de um jovem ginasta que quer participar das olimpíadas mas sofre uma lesão. Em cena, a maneira como adversidades podem mudar a maneira de enxergar o que é um problema e o que é uma oportunidade de superação. Quando o personagem consegue este entendimento até o que poderia ser um impedimento físico se torna uma possibilidade. É a inteligência emocional trabalhada por meio da empatia interna, do autoconhecimento e do uso das emoções em prol de um resultado pessoal.
🎬 Invictus (2009)
Uma história real e comovente que mostra o esporte como instrumento estratégico e político, em prol da pacificação e unificação de um país. Os pensamentos e comportamentos de Nelson Mandela deixam clara a sua inteligência emocional recurso indispensável para a conquista de seu objetivo. Sua conduta foi analisada sob as seis dimensões do estilo emocional, classificadas pelo neurocientista Richard Davidson:
Resiliência: “Mandela promoveu a união entre negros e brancos ressignificando o pensamento defensivo de dar o troco na mesma moeda”.
Leitura de contexto: “ao tomar posse, mediante uma clara visão da situação, adotou ações estratégicas para garantir a união, comunicando-se de forma pertinente ao momento.”
Sensibilidade social: “Mandela mostrou-se empático ao entender as reações emocionais das pessoas e, ao invés de criticar e ser agressivo, alinhou suas respostas emocionais às interações, usando comunicação firme, incisiva em alguns momentos, porém sempre generosa”.
Autopercepção: “ele percebia claramente seus limites e por isso cuidava de sua saúde física para cumprir seu propósito de vida e para regular suas emoções de forma inteligente.”
Atitude positiva: “enxergava um sentido para sua vida e acreditava que pela paz era possível mudar pessoas e as relações, o mundo.”
Atenção: “sua concentração treinada em toda a sua vida o ajudou muito a não perder o foco, a reunir energias em momentos difíceis, e ter um olhar real e verdadeiro sobre o mundo, com o mínimo possível de miopia, norteado por valores e princípios éticos.”
Ao assistir esses filmes, não há dúvidas de que, ao desligar a tela, você já terá se tornado uma pessoa ainda mais fascinada pela área e, também, inspirada a trazer inovações para o seu ambiente de trabalho.
Fonte: https://bit.ly/3jVJKjT