A criptografia trata da codificação de informação, transformando dados em códigos que dificultam a leitura por pessoas não autorizadas. Desta maneira apenas quem envia e quem recebe tem acesso ao que está escrito em uma determinada mensagem, ou apenas quem tem a “chave” pode realizar a leitura de um documento.
Existem diversas aplicações que podem ser dadas a criptografia, porém alguns usos são mais comuns. Entre eles podemos citar:
- Assinatura digital de documentos: pode ser realizada a partir de qualquer editor e garante a veracidade do documento.
- Proteção pessoal ou empresarial: a utilização de técnicas de criptografia para a proteção de computadores pessoais e empresariais e as informações contidas neles por meio de um controle de acesso;
- Trocas de informações: também é muito utilizada para a realização de trocas de dados via internet para que as informações continuem sigilosas mesmo que capturadas;
- Áreas de segurança: é possível criar áreas de segurança dentro de um computador, onde todas as informações gravadas são automaticamente criptografadas;
- Criptomoedas: as moedas digitais usam da tecnologia de blockchain para assinar criptograficamente todas as transações em uma rede.
Utilize criptografia de dados
Utilize softwares de alta criptografia para todos os dados confidenciais que são armazenados no cartório, tanto de clientes quanto de colaboradores. Essa segurança vai depender da quantidade de bits. Quanto mais bits, maior a segurança criptográfica.
Você já tem um sistema informatizado em seu cartório? Então, para garantir que suas informações estão seguras e que você não terá inconsistências em seus dados, sugerimos que faça uma avaliação na área de sistemas de seu cartório.
Entre em contato com a Levontec e conheça as soluções que vão ajudar a sua gestão cartorária evoluir.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento online:
📞(85) 3879-4681
📧 contato@levontec.com.br⠀