Dicas de Tecnologia para Cartórios: Como fazer o home office seguro e produtivo

Conforme o aumento dos casos de coronavírus no mundo, muitas empresas estão em busca de alternativas para a realização do trabalho remoto. Como se trata de um cenário novo, as organizações querem garantir segurança às operações e garantia de entrega a todos os clientes. Para que o home office se torne mais produtivo e mantenha todas as regras de conformidade é preciso estar alerta e tomar alguns cuidados necessários ao trabalhar de casa. Confira então essas dicas para um home office seguro e produtivo:

  • Utilização de redes criptografadas (VPN’s) para acesso aos dados da empresa. Neste caso a VPN utilizada seria uma VPN client-to-site onde o usuário utiliza a internet para criar um túnel de comunicação com a empresa. Dentro deste túnel as informações são protegidas através de criptografia.
  • Manter todos os softwares atualizados.
    Com isso quereremos dizer: sistema operacional (no caso o Windows da sua máquina), o próprio antivírus, internet, navegadores, sistemas da empresa etc. As atualizações de software geralmente contêm correções e melhorias de segurança necessárias.
  • Instalação de antivírus para garantir um acesso seguro à internet e proteger a máquina de arquivos maliciosos. Eles alertam ou até bloqueiam os sites e movem automaticamente arquivos perigosos para uma área de tratamento da própria ferramenta que impede a instalação de arquivos maliciosos na sua máquina.
  • Evitar guardar senhas em bloco de notas ou papeis em cima da mesa, sempre utilize softwares que gerenciam senhas.
    Existem ferramentas que tem a finalidade de gerar e guardar as senhas. Esses gerenciadores de senhas funcionam da seguinte maneira: o usuário cadastra uma senha principal (uma espécie de senha-mestre) e a utiliza para ter acesso as demais senhas, que estão criptografadas. Sendo assim, a senha principal é a única que você precisa memorizar.

Mas como ter um home office mais produtivo?

  • Preste atenção nos horários de trabalho
    Determine horários factíveis e que realmente se encaixem na sua realidade. Uma das grandes vantagens do home office é poder escolher trabalhar nos momentos em que é mais produtivo, então não deixe de mapear isso.
  • Mantenha a organização
    Um local organizado vai te poupar tempo quando tiver que procurar algo. Mas o equilíbrio é importante também. De acordo com um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, aqueles que contam com uma leve desorganização em suas mesas podem ter sua
    criatividade muito mais impulsionada.
  • Não deixe de conversar “ao vivo”
    O trabalho remoto pode parecer solitário em um primeiro momento. Porém, quando pensamos a fundo, ele é extremamente colaborativo, pois é preciso contar com time que tenha uma excelente integração para que os processos sejam mantidos. Imagine a sua caixa de entrada lotada de e-mails que não passam de simples avisos? Para evitar esse problema e questões relacionadas à comunicação entre os times, apostar em
    programas de mensagens instantâneas e até mesmo pequenas calls para transmitir informações é importante.
  • Liste suas prioridades
    Essa pode parecer uma das dicas de produtividade batidas em um primeiro momento, mas criar uma lista de prioridades levando as suas tarefas em consideração pode fazer uma diferença e tanto no seu dia a dia.  É preciso compreender que, trabalhando de casa, muitas vezes simplesmente não há tempo para que todas as tarefas sejam finalizadas. O grande desafio aqui não é terminar o seu trabalho correndo, e sim saber priorizar o que você tem para fazer para garantir que aquilo de
    mais importante estará pronto em tempo.
    Quer saber mais sobre como garantir a segurança dos dados da sua empresa mesmo com os funcionários trabalhando em home office? Então entra em contato com a gente que a nossa equipe de especialistas em tecnologia da informação terá o maior prazer em te atender.
    Solicite um orçamento online:
    Whatsapp: (85)9433-9601
    Você também pode entrar em contato através do nosso site no formulário e por e-mail: contato@levontec.com.br⠀

Fonte:
https://bit.ly/3fIqQvh
https://bit.ly/3welk9p

Av. Pacífico, 731 – Sala 502 – Cidade Alpha – CEP 61765-850 – Eusébio/CE | Fone: +55 (85) 3879-4681. Copyright © 2020 Levontec. Todos os direitos reservados.

levontecb