Design thinking: Usabilidade em projetos de desenvolvimento de software

O design thinking é uma abordagem para a busca da inovação. Ela é centrada nas pessoas e utiliza ferramentas do design para integrar as necessidades dos usuários, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio.

Esta metodologia ajuda a observar a inovação com uma abordagem holística, na qual as pessoas, a tecnologia e os negócios convergem no que é conhecido como “o projeto”.

Também pode ser compreendida como um processo de aprendizagem interativo, provedor de fases convergentes e divergentes e que possibilita fazer uma prototipagem rápida. O design thinking é aplicável em qualquer área.

Ao envolver o futuro consumidor do produto e/ou serviço, as chances de o projeto ser bem-sucedido crescem exponencialmente. O design thinking exige que o profissional tenha um pensamento integrativo, que seja qualificado para contemplar todas as partes da questão, mesmo que visivelmente opostas.

Usabilidade do design thinking em um projeto de desenvolvimento de software

Um projeto de desenvolvimento de software que adota a metodologia do design thinking passa pelas seguintes fases:

1 Definição

Ao se adotar o design thinking em um projeto de desenvolvimento de software, a primeira etapa é definir o problema que deve ser resolvido. Para isso, checa-se quem está envolvido e qual será o seu papel e faz-se o levantamento dos requisitos e das necessidades dos usuários.

Esta etapa vai além da equipe de desenvolvimento de software. Os usuários do sistema são chamados a expor a sua visão e contribuir com ideias.

2 Investigação

A etapa de investigação em um projeto de desenvolvimento de software corresponde à pesquisa das melhores soluções. Ela requer empatia com os envolvidos. A equipe que faz o desenvolvimento do software precisa colocar-se no lugar do usuário final. Todos precisam “mergulhar” nas necessidades e desejos do cliente do projeto.

3 Brainstorming

Nesta fase do projeto de desenvolvimento de software, as ideias da equipe que está trabalhando no projeto e dos usuários são registradas e traduzidas para o modelo de negócio. O ideal é que o maior número de ideias possível tenha a sua viabilidade analisada.

4 Prototipagem

A etapa da prototipagem é caracterizada pela criação do produto mínimo viável, ou seja, aquele com as funcionalidades mínimas exigidas pelo cliente. A partir dos protótipos, a equipe de desenvolvimento de software pode realizar testes, que irão apontar os problemas e as soluções possíveis.

5 Mensuração

Na mensuração, são definidas as métricas relevantes para medir os resultados da inovação.

6 Aprendizagem

A etapa de aprendizagem, no processo de desenvolvimento de software utilizando a metodologia do design thinking, é marcada pela interpretação dos resultados das fases anteriores. Caso esta seja positiva, deve-se projetar uma solução viável. Caso contrário, deve-se repensar a situação e projetar mais protótipos.

O design thinking é uma metodologia inovadora que pode ser utilizada nos projetos de desenvolvimento de software. Ele reúne baixo custo, muita flexibilidade e alta assertividade, por envolver o usuário na tomada de decisões. É um fator de agregação de valor ao seu sistema.

Quer saber mais sobre esta metodologia e sua aplicabilidade de software para cartórios? Conte com a Levontec para fazer um diagnóstico e desenhar um projeto sob medida para a sua necessidade.

Solicite um orçamento online:

(85)9433-9601 (Whatsapp)

Você também pode entrar em contato através do nosso site no formulário e por e-mail:⠀⠀

contato@levontec.com.br⠀

O seu cartório pode contar com a gente

Fonte:  https://bit.ly/3xB6zxb

Av. Pacífico, 731 – Sala 502 – Cidade Alpha – CEP 61765-850 – Eusébio/CE | Fone: +55 (85) 3879-4681. Copyright © 2020 Levontec. Todos os direitos reservados.

levontecb