O blockchain é uma tecnologia que vem crescendo muito. Apesar do sucesso que tem feito, poucas pessoas conhecem a real utilidade do sistema, que promete revolucionar a área. Geralmente empregado nos setores financeiros e administrativos, o blockchain auxilia no processo de autenticação de documentos, doações, processos de cadeia produtiva, dentre outros.
Dentre as principais utilidades propostas pelo sistema está a transferência de moedas, pagamentos, investimentos, sendo estes serviços realizados com frequência dentro do mercado financeiro. Contudo, os bancos não são os únicos pontos focais com o qual o blockchain pode estabelecer uma atividade.
Agora que já entendemos a funcionalidade do blockchain, passamos a buscar a aplicabilidade dele dentro dos ambientes, seja ele financeiro, como é o caso dos bancos, um dos principais utilizadores desse tipo de serviço, e os cartórios. Mas, afinal, qual é a relação entre os cartórios e o blockchain?
Os cartórios são a principal instituição no que tange a garantia de veracidade e confiabilidade no que é informado, por meio dos documentos que são obtidos no local. Se você realiza qualquer tipo de serviço no cartório, seja ele registro de nascimento, emissão de compra e venda de imóvel, troca de ações, dentre outros, haverá uma confiança naquilo que está informado.
Isso é o que ocorre com o blockchain. Entretanto, o sistema possui outro ponto positivo: a garantia da informação de forma genuína. Ao ser realizado em blocos, as assinaturas que garantem a veracidade nos cartórios são substituídas pela “corrente” que é formada. Além disso, o blockchain se torna vantajoso por garantir um serviço mais barato e, consequentemente, acessível das versões tradicionais.
Ou seja: ao realizar a união das informações por meio da união de blocos, o blockchain garantirá um modo mais fácil de obter os dados que antes demandariam tempo em um cartório. Já imaginou um local em que é possível obter todos os dados a respeito de uma única atividade? A “corrente de blocos” obtida por meio do blockchain garantirá a veracidade das informações a respeito dos documentos, seja
- Emissão de certidões;
- Troca de ações;
- Transações que envolvem o processo de compra e venda de imóveis, de forma muito menos burocrática do que em um cartório.
A tecnologia possui um grande diferencial por, além de fornecer segurança para as ações que são realizadas, possui um baixo custo, sendo uma boa opção para empresas que buscam o corte de gastos. Para essas questões, o blockchain surge como uma alternativa para a autenticação de documentos, registro de ações, validação de portais eletrônicos.
A tecnologia vem transformando realidades e possibilitando mais inovação!
Entre em contato com a Levontec e conheça as soluções que vão ajudar o seu projeto de TI expandir!
Entre em contato conosco e solicite um orçamento online:
📞(85) 3879-4681
📧 contato@levontec.com.br⠀
Fonte: https://bit.ly/3irpYtX