Curiosidades: Quais são os princípios da segurança da informação?

Para entender o que representa a segurança da informação é necessário conhecer os seus princípios básicos e suas principais características. Confira:

Confidencialidade

A informação só pode ser acessada e atualizada por pessoas autorizadas e devidamente credenciadas. Dados e informações importantes de alguns setores ou clientes jamais podem ser acessados por terceiros estranhos à corporação.

Deve haver mecanismos de segurança de tecnologia da informação (TI) capazes de impedir que pessoas não autorizadas acessem informações confidenciais, seja por engano ou por má-fé.

Confiabilidade

É o caráter de fidedignidade da informação. Deve ser assegurada ao usuário a boa qualidade da informação com a qual ele trabalhará.

Integridade

É a garantia de que a informação estará completa, exata e preservada contra alterações indevidas, fraudes ou até mesmo contra a sua destruição. Assim, são evitadas violações da informação, sejam elas de forma acidental ou mesmo proposital.

Disponibilidade

É a certeza de que a informação estará acessível e disponível em escala contínua para as pessoas autorizadas. Hoje em dia, os mecanismos de acesso remoto tornam possível a disponibilidade da informação de qualquer lugar em que o usuário esteja no planeta e a qualquer hora do dia ou da noite.

Autenticidade

É saber, por meio de registro apropriado, quem realizou acessos, atualizações e exclusões de informações, de modo que haja confirmação da sua autoria e originalidade.

Como vimos, todos os aspectos da segurança da informação precisam estar em vista e serem tratados com o máximo de critério e cuidado para que os gestores e colaboradores da empresa sejam beneficiados, assim como os públicos externos, parceiros e clientes, que interagem com ela.

Você já tem um sistema informatizado em seu cartório?

Para garantir que suas informações estão seguras e que você não terá inconsistências em seus dados, sugerimos que faça uma avaliação na área de sistemas de seu cartório.

Entre em contato com a Levontec e conheça as soluções que vão ajudar a sua gestão cartorária evoluir.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento online:

📞(85) 3879-4681

📧 contato@levontec.com.br⠀

Fonte: http://bit.ly/36wkwBz

Av. Pacífico, 731 – Sala 502 – Cidade Alpha – CEP 61765-850 – Eusébio/CE | Fone: +55 (85) 3879-4681. Copyright © 2020 Levontec. Todos os direitos reservados.

levontecb