Curiosidades: O que é Inovação incremental, disruptiva ou radical?

Diversos são os motivos que estimulam empresas à inovação: buscar eficiência na utilização dos recursos produtivos, reduzir os custos dos processos, ganhar espaço ou mesmo garantir a sobrevivência no mercado competitivo.

O entendimento do que é inovação varia de acordo com os diferentes autores, mas existe um consenso de que um produto ou serviço inovador deve atender três princípios básicos: 

  • Ser único no mercado 
  • Beneficiar o consumidor
  • Gerar valor para os stakeholders.

A inovação pode ainda ser dividida em três categorias principais, com base no seu efeito ou impacto: incremental, radical e disruptiva.

Inovação incremental 

A inovação incremental consiste em uma série de pequenas melhorias ou atualizações feitas nos produtos, serviços, processos ou métodos existentes. São inovações sustentáveis ​​que ajudam as empresas a permanecer no jogo, mas não geram um grande impacto, necessariamente.

Quem criou o conceito foi o economista austríaco Joseph Schumpeter. Em 1939, no livro Business Cycles, ele diferencia os conceitos de inovação incremental e radical. Schumpeter explica que o primeiro é um progresso em cima de algo que já existe, que se opunha ao segundo. Dessa forma, traz uma tecnologia completamente diferente de qualquer outra existente.

Portanto, as mudanças implementadas por meio da inovação incremental são, geralmente, focadas na melhoria da eficiência de desenvolvimento de um produto existente, produtividade e diferenciação competitiva.

Inovação radical 

A inovação radical é um processo complexo, e não um evento discreto. Podemos defini-lo de várias maneiras, mas provavelmente a melhor delas é com base na “estratégia do oceano azul”, como Kim e Mauborgne defendem.

A estratégia do oceano azul propõe uma abordagem diferente para o crescimento de um negócio. Em vez de a empresa lutar por uma fatia de mercado, ela explora novos mercados. Isso exige um investimento significativo de tempo e recursos.

Assim, o oceano azul representa um novo mercado, uma oportunidade que outras empresas ainda não enxergaram. E a expressão “mar vermelho” é usada para definir mercados saturados, com players grandes e muita concorrência. Ou seja, o mar vermelho estará cheio de tubarões (grandes empresas e bem-posicionadas) esperando abocanhar quem estiver pela frente (novos negócios).

A inovação radical olha para o impacto de longo prazo e pode envolver o deslocamento de produtos atuais, a alteração do relacionamento entre clientes e fornecedores e a criação de categorias completamente novas de produtos.

Inovação disruptiva

Há mais de 30 anos, Clayton Christensen, professor de Administração na Harvard Business School e mundialmente conhecido pelo seu estudo em inovação, introduziu esse conceito revolucionário que transformou o mundo dos negócios.

A teoria da inovação disruptiva foi muito influente nos círculos de negócios e uma ferramenta poderosa para prever o sucesso das empresas. Trata-se de um processo em que uma tecnologia, produto ou serviço é transformado ou substituído por uma solução inovadora superior.

Para os clientes, isso significa ser mais acessível, simples ou conveniente. O impacto dessa inovação é tão grande que acaba gerando uma mudança no comportamento de consumo do público em geral. O resultado é que a solução anterior se torna obsoleta e pode até desaparecer.

Alguns pontos dessa questão merecem atenção especial. Diferentemente do que se poderia pensar, a inovação disruptiva não cria produtos e serviços mais caros. Pelo contrário, cria soluções mais baratas e atende um público que as empresas tradicionais haviam deixado de fora.

É assim que uma empresa pequena e nova, como uma startup, consegue bater uma gigante da indústria em seu próprio território.  As inovações desempenham um papel central para garantir a competitividade no mercado. Basta escolher a mais adequada para o momento, levando em consideração os recursos disponíveis da sua serventia.

Fonte: https://bit.ly/2RJtRBq

Av. Pacífico, 731 – Sala 502 – Cidade Alpha – CEP 61765-850 – Eusébio/CE | Fone: +55 (85) 3879-4681. Copyright © 2020 Levontec. Todos os direitos reservados.

levontecb