Cuidados essenciais com o uso da máscara caseira

O uso de máscaras de proteção se tornou obrigatório em todo o Brasil. A lei vale para todos e em qualquer lugar, seja em público ou em serviços essenciais. Existem diversos tipos deste equipamento, no entanto, é indicado que a população use máscaras de pano e deixe as hospitalares para os profissionais de saúde. Aquelas que são feitas de forma caseira, devem ter dupla camada de tecido, para garantir a proteção. 

Confira a seguir os cuidados essenciais com o uso da máscara caseira:

1. As outras recomendações devem ser mantidas

A utilização da máscara não substitui os outros cuidados, como ficar em casa o máximo de tempo possível, lavar as mãos sempre, evitar tocar olhos, boca e nariz na rua, e manter cerca de 2 metros de distância de outras pessoas na rua. Por isso, mantenha-se vigilante!

2. Evite tocar ou ficar ajeitando a máscara após colocá-la

É compreensível que a utilização de máscaras, especialmente aquelas caseiras que não possuem uma modelagem ideal para o rosto, seja incômoda para muitas pessoas. Entretanto, você deve evitar tocá-la ou ficar ajeitando o tempo todo após colocar a máscara, pois se ela estiver contaminada, o vírus pode passar para a sua mão, e daí para qualquer outro objeto ou pessoa que você venha a tocar. Da mesma maneira, não retire a máscara para falar, ela é uma barreira mecânica para evitar a contaminação por partículas com o vírus.

3. Máscaras caseiras de pano devem ser lavadas após o uso

Máscaras descartáveis não devem ser reutilizadas após o uso e, segundo o Ministério da Saúde, máscaras do modelo N-95 só devem ser reutilizadas em casos excepcionais. Porém, máscaras de pano podem ser reutilizadas, mas para isso, devem ser lavadas com água e sabão, água sanitária ou hipoclorito de sódio após o uso. Para isso, após esfregar bem, deixe de molho por 20 minutos, enxágue e deixe secar ao sol, de preferência. Elas só podem ser reutilizadas quando estiverem completamente secas.

4. Máscaras devem ser usadas por até 2 horas

De acordo com a Anvisa, independentemente do tipo de máscara usada, elas devem ser trocadas de 2h em 2h, pois começam a perder a sua eficácia após este tempo, ou até a pessoa sentir que está úmida. Assim, se preciso sair de casa, o ideal é levar mais de uma máscara caso planeje ficar por mais de 2 horas na rua.

É importante lembrar que as máscaras de proteção são de uso individual e não podem ser compartilhadas nem por membros da mesma família. Ao colocar e tirar a máscara é preciso ter um cuidado especial. O manuseio do equipamento deve ser feito somente pelos elásticos que se encaixam na orelha. E a lavagem deve ser realizada logo após chegar em casa. 

Mantenha todos os cuidados e medidas de prevenção por você e por todos que estão ao seu redor!

Fonte: https://bit.ly/3eBIxLX – https://bit.ly/2RHRD0L

Av. Pacífico, 731 – Sala 502 – Cidade Alpha – CEP 61765-850 – Eusébio/CE | Fone: +55 (85) 3879-4681. Copyright © 2020 Levontec. Todos os direitos reservados.

levontecb