Um planejamento estratégico bem elaborado e implementado com sucesso vai resultar em inúmeros benefícios diretos e indiretos para a TI e, consequentemente, para a empresa. Especificamos alguns dos ganhos mais facilmente perceptíveis, que abrem caminhos para melhorias mais sutis.
Redução de custos
É fácil demonstrar que um departamento que segue um orçamento planejado e alinhado às estratégias da empresa reduz seus gastos, além de fazer um uso mais eficiente do capital disponível.
O planejamento estratégico de TI prevê custos de manutenção, investimentos em inovação e substituição de equipamentos de acordo com seu ciclo de vida. Dessa forma, os custos emergenciais são reduzidos e as escolhas por fornecedores são mais inteligentes.
O planejamento estratégico tira a TI da posição de reação, que apenas trabalha para solucionar falhas, repor equipamentos e resolver problemas já reportados pelos outros departamentos. Em oposição, a TI assume um papel proativo, que mantém a fluidez dos processos pois trabalha com a manutenção preventiva e inova em soluções para otimizar atividades e melhorar os resultados de negócio.
Integração de toda a empresa
Um planejamento estratégico da TI promove uma visão ampla e completa de toda a estrutura tecnológica da empresa. Esse panorama facilita o alinhamento entre os processos de setores aparentemente desconectados, otimizando resultados.
Afinal, toda a empresa, da direção executiva à equipe de serviços gerais, deve estar alinhada aos valores e à visão do negócio. E com a revolução digital, existe uma porção de tecnologia nas atividades diárias de todos os departamentos.
Quando softwares, sistemas e redes estão integrados e banco de dados comuns a vários departamentos são compartilhados de forma inteligente, os processos ganham fluidez e agilidade, profissionais ganham produtividade e toda a empresa ganha resultados.
Upgrade em segurança da informação
Quando a tecnologia é planejada de forma sistêmica, integrada e estratégica, o planejamento de sua segurança pode seguir o mesmo padrão.
O panorama analisado no planejamento estratégico permite a detecção de vulnerabilidades, riscos e falhas da segurança da informação. Com essa análise, é possível planejar ações e soluções para mitigar riscos, eliminar falhas e rastrear com mais precisão quaisquer comportamentos de risco.
Além do acompanhamento facilitado, o planejamento estratégico de TI prevê ações de manutenção e atualização dos recursos de segurança da informação. Assim, a gestão da segurança também se torna proativa e passa a prever e evitar acidentes, ao invés de socorrer e tratar os danos.
Estabelecimento de prioridades
A visão ampla e sistêmica proporcionada pelo planejamento estratégico permite que as prioridades de negócio sejam identificadas e, de fato, priorizadas.
Sem um planejamento, é comum que investimentos sejam feitos de forma descoordenada, à medida que são aprovados. Assim, nem sempre o mais urgente ou estrategicamente mais inteligente é feito primeiro e, com frequência, o orçamento é curto para questões que deveriam ser prioritárias.
Um planejamento estratégico elenca os prováveis investimentos dentro de um prazo futuro, prevendo gastos com manutenção e atualização tecnológica, possibilitando um uso mais inteligente dos recursos.
Essa vantagem é uma consequência do alinhamento das demais. Se a empresa funciona como um organismo, quando todos os seus sistemas trabalham de forma integrada e observando as mesmas estratégias e objetivos, esse organismo será mais saudável.
Mesmo que o seu cartório não tenha um plano estratégico estruturado, é importante alinhar o planejamento de TI à visão e aos objetivos do negócio. Afinal, se a sua meta é uma expansão, mas o planejamento de TI não prevê o aumento de mobilidade, por exemplo, a TI dificilmente conseguirá dar um suporte sólido, seguro e eficaz às ações da empresa.
Ficou interessado no assunto? Entre em contato com a Levontec e conheça as soluções que vão ajudar o seu cartório expandir!
Entre em contato conosco e solicite um orçamento online:
📞(85) 3879-4681
📧 contato@levontec.com.br⠀
Fonte: https://bit.ly/3oJJeou