Ações para garantir a segurança de dados do seu cartório

O primeiro passo para proteger o banco de dados de uma empresa é o planejamento, fase de construir um diagnóstico completo da infraestrutura física e digital, além de identificar pontos sensíveis. Investir em computadores eficientes, softwares originais e manter antivírus e firewalls atualizados também é essencial para solidificar a proteção das informações. Um bom plano de segurança demanda ainda a capacitação dos colaboradores, elo mais suscetível à recepção de ameaças virtuais por e-mail, sites suspeitos, redes sociais, e ataques maliciosos.

Mas também é preciso estar atento aos riscos internos, pois a exclusão de arquivos importantes, seja por engano ou descuido, é bastante comum no ambiente corporativo. Nesse caso, segmentar o sistema de segurança em diferentes níveis, fazendo com que apenas um número limitado de usuários tenha autorização para deletar informações do banco de dados, por exemplo, pode ser uma saída eficiente. Exigir senha de acesso para confirmar ações de risco também contribui com a segurança do sistema.

Existem algumas soluções que garantem a recuperação dos dados em caso de sequestro ou perda dos arquivos. O serviço de backup em nuvem está entre os destaques do mercado, pois replica em tempo real as modificações efetuadas no sistema, como os utilizados pelos cartórios, e armazena tudo em um Data Center de alta tecnologia. A ferramenta segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que recomenda o armazenamento dos dados fora da sede física dos cartórios como forma de prevenção de acidentes, como quedas de energia ou incêndios.

De fato, têm inúmeras soluções direcionadas para a atividade notarial e registral que protegem e facilitam a recuperação de dados. Apesar da disponibilidade no mercado, ainda precisamos expandir o conhecimento sobre esses serviços, popularizar essas ferramentas e trabalhar em busca do convencimento dos titulares de cartórios sobre a necessidade de sistemas de proteção mais eficazes, que não só cumpram normas internacionais e recomendações brasileiras de segurança, mas que também construam uma barreira realmente forte em torno dos bancos de dados.

Por isso, a Levontec oferece um sistema personalizado para gestão cartorária. No qual, entrega um completo conjunto de produtos e serviços que proporcionam o máximo aproveitamento da tecnologia para o segmento notarial e registral.

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