O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em 2014, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre a qualidade de vida e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.
A OMS afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Esse conjunto é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social. A doença é pauta de destaque quando se fala em saúde da mente.
O Ministério da Saúde reforça, em um artigo, a importância de se ter hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente, e dá algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida:
– Mantenha uma alimentação saudável;
– Reserve um tempo para apreciar a vida e a convivência com os outros;
– Viva intensamente seus momentos em família;
– Pratique atividades físicas;
– Reforce seus laços de amizade;
– Não renuncie a boas noites de sono;
– Se precisar, não hesite em buscar ajuda de profissionais.
Cuidar da saúde mental e emocional é cuidar da vida!