A busca por eficiência tornou-se um processo necessário, já que, se nada for feito haverá uma perda natural de competitividade. É por isso que a criação de um programa de melhoria contínua faz toda a diferença nessa questão. Como o próprio nome já diz, a melhoria contínua é uma jornada que visa aprimorar produtos, serviços e processos de maneira rotineira e repetitiva, o que possibilita a redução de custos, a melhoria da qualidade e a inovação. Entretanto, na prática, nem sempre isso é fácil de atingir.
No decorrer do percurso podem surgir diversas barreiras, como a resistência da própria liderança ou da equipe, motivadas por experiências negativas do passado ou pelo mero espírito de competição. É por isso que os reais objetivos do programa devem ser deixados às claras e envolver a todos.
Algumas empresas chegam a adotar como meta de um programa o percentual de colaboradores que já tenham participado de algum projeto ou iniciativa de melhoria. Aliás, não se trata de um programa como os outros, que têm data para início e término, mas sim, de uma mudança de cultura, paradigmas e processos que sistematicamente trarão hábitos mais saudáveis para o ganho de performance do sistema e operação.
Dizer que a melhoria contínua não tem um término definido não deve ser motivo para desmotivação. Pelo contrário. Dizemos que o processo é contínuo porque, à medida que as melhorias são implementadas, novas oportunidades vão sendo detectadas, algo que anteriormente era difícil de enxergar.
Ao longo do tempo, passamos a ‘enxergar mais longe’. Por isso, existe essa perspectiva de que o processo de melhoria contínua ‘não tem fim’, e não deve ter mesmo! Porque está integrado a uma estratégia fundamental de garantir o crescimento da sua empresa.
Ficou interessado no assunto? Entre em contato com a Levontec e conheça as soluções que vão ajudar o seu cartório!
Entre em contato conosco e solicite um orçamento online:
Contato: (85) 3879-4681
E-mail: contato@levontec.com.br
Fonte: https://bit.ly/3oJJeou