Dado o seu crescimento exponencial, é importante que os profissionais, especialistas e gestores passem a ter a oportunidade de explorar a área em segurança, esse é um dos motivos que fazem o conhecimento dos tipos de assinatura digital ser tão importante atualmente.
Muitos negócios estão cada vez mais confiantes nas assinaturas digitais para garantir a segurança das transações eletrônicas. A tecnologia é usada para confirmar a identidade de um indivíduo e, assim, reduzir o risco de fraude. Com isso, fica mais difícil para os agentes e organizações maliciosas acessarem informações confidenciais ou realizarem transações indevidas.
Como veremos em nosso conteúdo, as assinaturas digitais podem ser criptografadas e armazenadas em bancos de dados consideravelmente seguros. Isso dificulta o acesso indevido às informações pessoais dos usuários daquele sistema.
Assinatura eletrônica e digital, quais as diferenças?
A assinatura eletrônica é a modalidade mais simples de assinatura disponível. Ela pode ser facilmente criada a partir de um arquivo de texto e não precisa de nenhuma autenticação especial para ser válida. A principal desvantagem dessa modalidade é que ela pode ser facilmente falsificada.
Já a assinatura digital, além de ser, também, eletrônica, é mais robusta e segura, dado que é criptografada, portanto, mais difícil de ser falsificada. Ainda, essa modalidade precisa de um certificado digital válido emitido por uma autoridade de certificação (CA) para poder ser criada.
Dessa forma, a assinatura digital é mais confiável do que a eletrônica e é a modalidade mais utilizada pelas empresas. A seguir, você poderá conferir quais são os principais tipos dessas assinaturas e suas respectivas demandas do mercado!
Quais os tipos de assinatura digital?
As assinaturas digitais podem variar em técnicas específicas para cada problema a ser explorado e solucionado. Buscando a segurança para seus usuários, muitas dessas técnicas utilizam criptografia de ponta, tornando muito difícil sua falsificação. A seguir, listamos os principais tipos de assinatura digital.
Assinatura hash
A assinatura hash é uma representação numérica de um dado, geralmente um arquivo de texto. A ideia por trás desse tipo de assinatura digital é que, se o documento for alterado, sua representação numérica (hash) também será alterada e não poderá mais ser verificada ou autenticada.
Assinatura criptográfica
A assinatura criptográfica é um tipo mais seguro de assinatura digital, pois usa uma chave privada para criá-la. Isso significa que somente quem possui a chave pode gerar uma assinatura válida para um documento, o que torna praticamente impossível falsificá-la em outros arquivos.
Assinatura eletrônica
Já citada, a tecnologia usada na assinatura eletrônica é o tipo mais comumente usado de assinatura digital. Nesse caso, um documento é “assinado” eletronicamente usando uma ferramenta especial que gera uma representação única.
Essa representação pode ser armazenada de várias formas, incluindo um arquivo anexado ao documento ou em um banco de dados centralizado para conferência. Como já dissemos, essa assinatura pode ser mais facilmente falsificada — o número gerado poderá também ser redefinido, possibilitando a fraude.
Onde são usadas essas assinaturas?
Essas assinaturas são usadas em diversas áreas do setor de Tecnologia da Informação, tais como:
Biométrica: a assinatura biométrica é uma forma mais recente de assinatura digital, que usa características físicas únicas, como impressões digitais ou reconhecimento de voz, para autenticar um documento. Geralmente, os dados são criptografados;
Arquivo: a assinatura de arquivo é um tipo especial de assinatura digital que cria uma representação numérica (hash) do conteúdo de um arquivo. Se o conteúdo do arquivo for alterado, a hash também será alterada, portanto, a falsificação poderá ser notada;
Mensagem: a assinatura de mensagem é bem parecida com a assinatura digital de arquivos. Ela cria uma representação numérica (hash) do conteúdo de uma mensagem, sendo hospedada em um servidor confiável. A mensagem será invalidada em caso de a hash ter sido alterada em algum momento.
E muito mais, saiba que é possível assinar digitalmente os mais variados tipos de dados, como códigos-fonte, aplicações, certificados e diplomas.
Quer continuar por dentro de todas as informações?
Então, não perca os conteúdos do Blog!
E para conhecer outras soluções de TI que vão te ajudar. Entre em contato com a Levontec:
(85)9433-9601 (Whatsapp)
Você também pode entrar em contato através do nosso site no formulário e por e-mail:⠀⠀ contato@levontec.com.br
Fonte: Blog 4infra