Cumprir a gestão completa do cartório é um grande desafio. O titular e os gestores, em seu planejamento, devem levar em consideração cinco pontos básicos: capital humano, processos, finanças, tecnologia e cliente. Neste post, apresentamos duas dicas de livros que podem auxiliar na missão de administrar esses pilares na rotina de sua serventia. Confira:
📗 A importância de administrar cartórios com indicadores (por Talita Caldas)
Indicadores são fundamentais para apurar exatamente como está a saúde de qualquer empresa. É dessa premissa que parte a especialista Talita Caldas em seu primeiro livro, “A importância de administrar cartórios com indicadores”. Na pesquisa que fez, a autora identificou as principais dificuldades dos gestores de cartórios.
A partir dela, sugere a utilização do método do Balanced Scorecard (BSC), que permite melhorias no controle administrativo, nos aspectos financeiros e não financeiros, reduzindo falhas, despesas e o risco de responsabilidade civil, além de incrementar os ganhos.
📘Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado (por Gilberto Cavicchioli)
O livro de 147 páginas reúne 36 breves artigos com temas diversos focados na gestão de cartórios e divididos em quatro capítulos: Administração com Foco no Cliente, Instrumentos da Qualidade, Liderança e trabalho em equipe e Excelência no Atendimento.
O prefácio é escrito por Ubiratan Guimarães, presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF).
Segundo o autor, “os artigos são bem diretos e focados, são dicas de administração e gestão de pessoas para quem está à frente do cartório”. “São adaptações de textos escritos ao longo dos últimos anos para as entidades de classe de cartórios e mídias relacionadas”, conta.
Cavicchioli explica que “o objetivo principal é levar as ferramentas e conceitos de gestão de empresas do mercado em geral para a atividade de cartório”. Todo o texto usa exemplos e linguagem do cotidiano cartorário.
Segundo Cavicchioli, muitas pessoas o questionam sobre o motivo de ter escolhido o tema cartórios e sua explicação é bem simples. “Muitos pensam que esta é uma área que não está preocupada com a eficiência, mas os cartórios estão buscando a excelência no serviço e este livro é como um manual do gestor”, diz.
Dentre os artigos do livro, podem ser destacados:
A administração por objetivos
Por que as mudanças são difíceis?
O Programa 5S e a qualidade do serviço
Você sabe conduzir reuniões?
Ninguém faz gol sozinho
Quem está livre do estresse?
Como lidar com conflitos?
Como motivar as pessoas
Atender e entender o cliente
Para reduzir as reclamações
Quer saber mais sobre como melhorar a gestão do seu cartório? Na Levontec, você pode contar com profissionais certificados que te ajudarão a otimizar a área de TI de sua empresa e te darão todo o suporte necessário. Converse com um de nossos especialistas para saber mais!
Solicite um orçamento online:
(85)9433-9601 (Whatsapp)
Você também pode entrar em contato através do nosso site no formulário e por e-mail:⠀⠀
contato@levontec.com.br⠀
Fonte: https://bit.ly/2VsowjV