Manter hábitos saudáveis e equilibrar carreira e vida profissional são algumas recomendações para prevenir o distúrbio. Elas se tornam ainda mais eficientes se houver conscientização e apoio por parte das empresas.
Acompanhe, a seguir, dicas para evitar que o Burnout surja ou se agrave.
A síndrome está intimamente ligada a fatores organizacionais, pedindo uma atenção especial por parte dos gestores para a forma como o trabalho é estruturado e cobrado. A combinação entre longas jornadas, pressão constante e competitividade pode ser extremamente prejudicial para a saúde mental dos colaboradores.
Por isso, é necessário repensar a necessidade de horas extras e de metas muito ousadas, que podem ser divididas e remanejadas através de um bom planejamento. Outro ponto importante é o apoio no ambiente de trabalho, pois a falta de acolhimento contribui para o isolamento e o reforço do Burnout.
Dicas para você evitar o Burnout
O primeiro passo é lembrar, sempre, que responsabilidade é diferente de compulsão ou vício. Por mais responsável e apaixonado pelo trabalho que você seja, deve estabelecer limites para suas atividades ocupacionais, evitando que se sobreponham às horas de lazer e descanso. Ou seja, nada de dar aquela espiadinha no e-mail corporativo aos finais de semana, sem necessidade. Também é válido investir no autoconhecimento para ser capaz de identificar alterações importantes no seu comportamento quanto ao trabalho.
Procure se questionar se está satisfeito:
Se suas atividades estão de acordo com sua posição e se os valores e missão da empresa estão alinhados ao que você acredita.
Abandone, ainda, a ideia de que é produtivo fazer várias coisas ao mesmo tempo, e que tudo deve sair perfeito.
Na sociedade atual, influenciada pela exposição de conquistas nas redes sociais, muita gente acaba se iludindo e se esgotando ao buscar a perfeição em todas as esferas da vida. É normal se dedicar e priorizar algumas áreas em determinados momentos – como a família, por ocasião do nascimento de um filho. Então, não se critique caso deixe os hobbies e o trabalho de lado nesse período.
Confira outras dicas de prevenção, segundo o Ministério da Saúde:
- Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal
- Mantenha uma rotina saudável de sono, dormindo pelo menos 8 horas por noite
- Participe de atividades de lazer com amigos e familiares
- Faça atividades fora da rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema
- Evite o contato com pessoas tóxicas e que vivam reclamando
- Converse com alguém de confiança sobre seus sentimentos
- Faça atividades físicas regulares
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro ou outras drogas
- Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.
Cada vez mais comum entre profissionais de todo o mundo, essa síndrome pode ser evitada a partir de ações simples por parte da empresa e a nível pessoal.
Que tal começar a seguir essas dicas a partir de agora e levar uma vida mais saudável?
Fonte: https://bit.ly/3BjkM4m