O cenário atual dos negócios digitais tem exigido grandes adaptações e inovações das empresas. O comportamento do cliente mudou e as organizações estão sendo forçadas a alterar processos de negócio e a buscar novas tecnologias para satisfazer esta demanda.
Um estudo realizado recentemente pelo Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios (DBT Center, Global Center for Digital Business Transformation), uma iniciativa conjunta da Cisco e do International Institute of Management Development (IMD), destaca os principais setores sujeitos a grandes mudanças em seu modelo de negócios.
O relatório, conhecido como Digital Vortex: How Digital Disruption is Redefining Industries, mostra que quanto mais próximo do centro, mais próximo do rompimento da atual forma de se fazer negócios. O segmento de Tecnologia será um dos mais afetados. A construção de uma abordagem bimodal se faz necessária neste cenário. É aí que surge a “TI Bimodal”.
O que é TI Bimodal?
Desenvolvida pelo Gartner, a “TI Bimodal” é uma estratégia que associa dois modos de abordagens de TI.
TI Bimodal – Modo 1
Modelo tradicional de TI que conhecemos, responsável por manter as rotinas de operação da empresa – priorizando escalabilidade, eficiência, segurança e precisão. É focado em processos e melhores práticas (ITIL, Cobit, PMI, entre outros).
TI Bimodal – Modo 2
Uma nova abordagem, concentrada em gerar inovação para impulsionar os negócios. Prioriza agilidade, velocidade e aprendizado.
A implementação de uma estratégia de TI Bimodal deve ser planejada e bem estruturada, para assegurar ao projeto mais assertividade. Deve começar por áreas que exijam maior velocidade nos negócios.
Os dois modos de TI existem simultaneamente, a presença de um não elimina a do outro e ambos se complementam. Algumas empresas estão direcionando profissionais de suas equipes atuais para desenvolver as atividades do “modo 2”, contratando empresas terceiras para realizar as atividades ligadas às atividades da operação.
Para implementar um projeto no “modo 2” é indicado que se faça um plano-piloto, permitindo que os conceitos sejam testados e as correções feitas de forma controlada. Dentro deste conceito a empresa precisa se preparar para transformações frequentes, pois as mudanças que ocorrem com a evolução das necessidades dos clientes impactam diretamente na forma de fazer negócios. Deve-se monitorar constantemente os resultados para buscar o aperfeiçoamento contínuo.
Se você tem dúvidas sobre como implantar o conceito de TI Bimodal na sua empresa, nós podemos auxiliar na estruturação de estratégias que assegurem uma abordagem mais assertiva.
Conheça as soluções da Levontec!
Solicite um orçamento online:
(85)9433-9601 (Whatsapp)
Você também pode entrar em contato através do nosso site no formulário e por e-mail:⠀⠀
contato@levontec.com.br⠀
Fonte: https://bit.ly/3Aw0m7Z