Viva São João! Dia de se deliciar com as comidas juninas, pular de alegria e comemorar com muito amor! Que esse tempo de alegria, nos ajude não só a pular fogueira, mas também a superar cada desafio e tudo aquilo que nos impede de sorrir.
O mês de junho provoca uma sensação especial para boa parte dos nordestinos, com as expectativas para as festas tradicionais de São João (24) e de São Pedro (29). A contagem regressiva para esses dias marca o calendário da população, que espera com ansiedade as comemorações, repletas de significados regionais, culturais e econômicos.
No entanto, mais um ano a expansão do novo coronavírus, e a consequente pandemia, cancelou a comemoração tradicional, trazendo impactos e danos irreparáveis para toda cadeia produtiva que faz a comemoração acontecer.
Curiosidades Juninas
A festa de São João é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha, são comidas tradicionais da festa, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina.
Feliz dia de São João! 🔥😍🌽