Phishing são ameaças virtuais, também chamados de crimes cibernéticos, onde pessoas mal-intencionadas aproveitam oportunidades para tirar proveito de outras pessoas na internet. No Brasil, a Lei dos Crimes Cibernéticos foi sancionada em 2012 para tratar de infrações relacionadas aos meios eletrônicos que inclui casos de phishing. Quantas vezes você já verificou seu e-mail e recebeu uma mensagem alarmante do seu banco ou de qualquer outra empresa dizendo que sua conta pode ser fechada?
Embora esses avisos muitas vezes pareçam convincentes, infelizmente quase sempre essas mensagens são golpes de phishing. Para aqueles não familiarizados com o termo, phishing de e-mail é um tipo de e-mail que parece ser de uma empresa legítima, mas seu objetivo é roubar informações pessoais do destinatário.
Apesar de ser difícil descobrir se um e-mail é legítimo ou não, seguindo algumas dicas simples de prevenção contra phishing, você pode reduzir significativamente as chances de ser vítima de um golpista.
Nunca confie em e-mails alarmantes. A primeira dica importante a ter em mente é que a maioria das empresas confiáveis não solicita informações pessoais ou detalhes de conta por e-mail. Isso inclui seu banco, seguradoras e qualquer empresa com a qual você faz negócios. Se você receber um e-mail pedindo algum tipo de informação de conta, exclua-o imediatamente e ligue para a empresa para confirmar se sua conta está OK.
Não abra anexos desses e-mails suspeitos ou estranhos, principalmente anexos em Word, Excel, PowerPoint ou PDF. Outra dica útil de prevenção contra phishing é sempre evitar clicar em links incorporados em e-mails, porque eles podem estar carregados com malware.
Seja cauteloso ao receber mensagens de fornecedores ou terceiros; nunca clique em URLs incorporados na mensagem original. Em vez disso, acesse o site diretamente digitando o endereço URL correto para verificar o pedido e consulte as políticas e procedimentos de contato para solicitação de informações do fornecedor. Os produtos do sistema operacional do Windows costumam ser alvos, por isso proteja-se quando for executar o sistema mais novo ou o Windows Vista – segurança é essencial.
A importância do software de segurança de Internet
Outra forma simples de reduzir sua exposição a mensagens de phishing é o uso de um software de proteção contra vírus e antispam para se proteger contra mensagens maliciosas que podem ser enviadas ao seu computador. Como as ferramentas antimalware são criadas especificamente para protegê-lo até mesmo contra as ameaças mais complexas, elas são vitais em todos os seus computadores, pois foram desenvolvidas para complementar o seu bom-senso.
Gerenciamento de senhas facilitado
Além de ter um software de proteção contra vírus no seu computador, é fundamental usar um gerenciador de senhas para administrar suas credenciais on-line. Você precisa ter um gerenciador de senhas porque, atualmente, é muito importante ter senhas diferentes para cada site, porque em caso de violação de dados, os invasores maliciosos irão tentar usar as credenciais descobertas em toda a Web.
Um dos melhores recursos dos gerenciadores de senhas é o preenchimento automático de formulários de login para minimizar os cliques. Além disso, muitos gerenciadores de senhas oferecem versões portáteis que podem ser salvas em um pen drive e levadas para onde você quiser.
E diante de tantas maneiras de ser atacado virtualmente, como se proteger dos ataques phishing? Frequentemente a mídia informa os casos de golpes na internet a fim de alertar a população dos crimes e riscos.
Além de se manter informado e atento aos detalhes que abordamos anteriormente, no tópico Como reconhecer phishing, listamos mais algumas opções para te ajudar a não cair nessa onda.
Analise o e-mail
Sim, vamos repetir esta dica mais uma vez. Avalie as informações e a intenção do e-mail recebido. Certamente com uma leitura dinâmica você já vai conseguir identificar se é um conteúdo malicioso ou não.
Instale antivírus
São diversos os motivos pelo qual você deve ter um antivírus e um deles é para se proteger de phishing.
Instale um Software Firewall
Firewall funciona como uma barreira de acesso ao site, que verifica o tráfego de entrada para checar a procedência e se há registros deste acesso em listas negras.
Use plugins no navegador anti phishing
Você pode instalar plugins e, cada vez que acessar um site, a ferramenta vai verificar se há registro ou indícios deste site nas listas negras.
Certificado de Segurança SSL
Sempre verifique se um site possui o selo de segurança, que certifica que o site é seguro para a troca de informações entre o usuário e o servidor. Clique aqui para saber mais sobre o que é SSL e como instalar no seu site.
Comece agora mesmo a usar esses conhecimentos e faça com que seus processos evoluam constantemente.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento online:
Você também pode entrar em contato conosco através do formulário disponível na página inicial do nosso site e por e-mail: www.levontec.com.br⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
contato@levontec.com.br⠀
Fontes: https://bit.ly/3cgZERB
https://bit.ly/3z0WDi5