Anualmente, no dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi instituída no ano de 1974 pela Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a população e elaborar ações que visem à preservação ambiental.
A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente trabalha uma temática ambiental diferente por meio de atividades realizadas no mundo inteiro. Esse dia também apresenta um país anfitrião diferente a cada ano, onde são realizadas as atividades oficiais de celebração da data.
O meio ambiente é constantemente afetado por processos de degradação decorrentes das ações antrópicas, e a necessidade de sua preservação tem sido objeto de preocupação há anos. Diante disso, no ano de 1972, realizou-se a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na cidade de Estocolmo, Suécia.
Durante essa conferência, foi estabelecido o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data objetiva sensibilizar a população a respeito da necessidade de preservação do meio ambiente, bem como encorajar a realização de ações para que ocorra essa preservação.
Além da criação dessa data importante, a conferência foi determinante para a criação, no final do mesmo ano, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que coordena os trabalhos da Organização das Nações Unidas relacionados ao meio ambiente. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, teve a participação de representantes de 115 países e de diversas organizações de diferentes segmentos.
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Restauração de Ecossistemas. O Paquistão será o anfitrião global da data. O Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 testemunhará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.
A restauração do ecossistema pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. Essa é a geração que pode fazer as pazes com a natureza.
Saiba mais sobre restauração de ecossistemas e a década da ONU.
https://www.decadeonrestoration.org/
Fonte: https://bit.ly/3chnkFw